segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Arcanjos: Miguel, Rafael e Gabriel



O mês de setembro se tornou o mais festivo para os cristãos, pois a Igreja unificou a celebração dos três arcanjos mais famosos da história do catolicismo e das religiões: Miguel, Gabriel e Rafael, para o dia 29 de setembro, data em que se comemorava apenas o primeiro.

Esses três arcanjos, representam a alta hierarquia dos anjos-chefes, o seleto grupo dos sete espíritos puros que atendem ao torno de Deus e são seus "mensageiros dos "Decretos Divinos", aqui na Terra.

Miguel, que significa "Ninguém é como Deus", ou "Semelhança de Deus" é considerado o Príncipe guardião e guerreiro, Defensor do trono celeste e do povo de Deus. Fiel escudeiro do Pai Eterno, chefe supremo do exército celeste e dos anjos fiéis a Deus. Miguel é o arcanjo da justiça e do arrependimento, padroeiro da Igreja Católica. Costuma ser de grande ajuda no combate contra as forças maléficas. É citado três vezes na Sagrada Escritura, que narramos na sua página. O seu culto é um dos mais antigos da Igreja.

Gabriel, seu nome significa "Deus é meu protetor" ou "Homem de Deus" . É o Arcanjo anunciador por excelência das revelações de Deus e é, talvez, aquele que esteve perto de Jesus na agonia entre as oliveiras. Padroeiro da Diplomacia, dos trabalhadores dos correios e dos operadores dos telefones. Comumente está associado a uma trombeta, indicando que é aquele que transmite a Voz de Deus, o portador das notícias. Na sua página descrevemos com detalhes as suas aparições citadas na Bíblia . Além, da missão mais importante e jamais dada a uma criatura, que o Senhor confiou à ele: o anúncio da encarnação do Filho de Deus. Motivo que o fez ser venerado, inclusive no islamismo.

Rafael, cujo significado é "Deus te cura" ou "Cura de Deus" ou teve a função de acompanhar o jovem Tobias, personagem central do livro Tobit, no Antigo Testamento, em sua viagem, como seu segurança e guia. Foi o único que habitou entre nós, esta passagem pode ser lida na página dedicada à ele. Guardião da saúde e da cura física e espiritual, é considerado também o chefe da ordem das virtudes. É o padroeiro dos cegos, médicos, sacerdotes e, também, dos viajantes, soldados e escoteiros.

A Igreja Católica considera esses três arcanjos, poderosos intercessores dos eleitos ao trono do Altíssimo. Durante as atribulações do cotidiano eles costumam nos aconselhar e auxiliar, além é claro, de levar as nossas orações ao Senhor, trazendo as mensagens da divina providencia. Preste atenção, ouça e não deixe de rezar para eles.

sábado, 10 de setembro de 2011

Estudo bíblico para os alunos do 8º e 9º ano.



Vamos começar o estudo da I carta de São Paulo à Coríntios....Alunos do 8º e 9º ano leiam esse estudo e preparem-se para nossas aulas durante a semana!

A Primeira Epístola do Apóstolo Paulo aos Coríntios (I Coríntios) é a segunda epístola paulina, sendo o sétimo livro do Novo Testamento e o 46º livro da Bíblia.
I Coríntios possui 15 capítulos e 437 versículos. Existe material profético em 85 versículos, 19% do livro. Há 17 citações do Antigo Testamento na carta.
São várias referências à volta de Cristo (1.7,8; 4.5; 11.26; 16.22). O capítulo 3 contém uma descrição do Tribunal de Cristo, e o capítulo 6 afirma que os crentes julgarão anjos (v. 13). Tipos proféticos são citados nos capítulos 5 e 10, nos quais eventos do Antigo Testamento prenunciam verdades do Novo Testamento. A doutrina da ressurreição do corpo é explicada no capítulo 15, que conclui predizendo a “última trombeta” (15.52), quando todos os crentes vivos serão “transformados”, no Arrebatamento, e os mortos em Cristo serão ressuscitados “incorruptíveis”.

Paulo estabeleceu a Igreja em Corinto por volta de 50-51 d.C., quando passou dezoito meses lá em sua segunda viagem missionária (At 18.1-17), depois de ter passado por Filipos, Tessalônica, Beréia e Atenas. 

Corinto

Corinto era uma das maiores e mais importantes cidades do Império Romano, no sul da Grécia moderna, a cerca de 80 quilômetros a oeste de Atenas, na faixa de terra (istmo) que liga o continente com a península do Peloponeso. A velha Corinto foi destruída na conquista romana da Acaia em 146 a.C., e por ordem de Júlio César, que viu sua a importância estratégica do lugar, foi reconstruída em 44 a.C. Na época da epístola a população estimada de Corinto, capital da Província da Acaia, era de 250 mil cidadãos livres e 400 mil escravos.
Uma cidade comercial, controlava grande parte das navegações entre o Oriente e o Ocidente; era uma encruzilhada para viajantes e comerciantes de todas as partes do mundo. Seus dois importantes portos eram Cencréia, cerca de 10 km a leste do golfo Sarônico, e Lecaião, a uns 2 km a oeste, no golfo de Corinto, tornando a cidade ponto estratégico e obrigatório de descarga de navios.
Todas as religiões tinham representantes e templos em Corinto.Inclusive sinagogas. A cidade era conhecida por sua sensualidade e prostituição sagrada. Uma das principais divindades gregas, Afrodite (Vênus para os romanos), deusa do amor, tinha um templo onde mil mulheres adoravam à deusa . Essas mulheres tinham as cabeças rapadas como símbolo do seu serviço.
Lembrando que os gregos eram famosos por sua idolatria, filosofias divisórias, espírito de litígio e rejeição de uma ressurreição física.

O espírito da cidade apareceu na igreja e explica o tipo de problemas que as pessoas enfrentavam. Também revela alguns dos problemas que os antigos pagãos tinham em não comparar experiências religiosas anteriores à experiência de ministério do Espírito Santo. Eles podem ter associado algumas das experiências  do paganismo com o exercício de dons espirituais (12.2).

Mesmo considerando os diversos dons espirituais que capacitavam muitos membros para o santo e produtivo serviço cristão, os crentes de Corinto eram imaturos, muito ligados à tradição pagã dos helênicos e aos maus costumes (1.4-7; 3.1-4).Paulo, então, se dispõe a instruir e restaurar a igreja – a partir de sua liderança – nas suas específicas áreas de fraqueza, corrigindo práticas equivocadas e pecaminosas, como: murmurações e divisões (1.10 – 4.21); todas as formas de imoralidade (5.1 – 6.20), incluindo uma relação incestuosa consentida pela congregação e comportamentos impróprios; demandas entre cristãos mediadas por juízes incrédulos (6.1-8); sobre o matrimônio cristão e o celibato (7.1-40); consumo de alimentos oferecidos a ídolos antes de serem vendidos (8.1-13; 10.25-31), incluindo admoestações contra a idolatria (10.1– 11.1); exageros de comida, bebida e liberdade moral durante a Ceia do Senhor (11.17-34); diversidade e exercício dos dons dados pelo Espírito (12.1 – 4.40); e falsas concepções teológicas sobre a ressurreição de Cristo (cap. 15). Paulo ainda instrui a igreja sobre a coleta de ofertas em favor dos cristãos que estavam atravessando um terrível período de crise econômica e financeira em Jerusalém (16.1-4).

Esta carta do apóstolo tem, portanto, a preocupação básica de resolver os problemas enfrentados pelos crentes em Corinto quanto à verdadeira prática cristã, ou seja, em relação à santificação progressiva de cada crente, mediante o controle absoluto do Espírito Santo, que se expressa através de uma fé santa e de um caráter santo.
O apóstolo aborda o problema das divisões internas, sinal da incompreensão e esquecimento de determinadas afirmações básicas da fé: que a Igreja é convocada à unidade de pensamento e de parecer(1.10-17; cf. Jo 17.21-23, Ef 4.1-6, Fp 2.1-11); que a única verdadeira sabedoria é a que Deus preordenou desde a eternidade para a nossa glória (1.18 – 3.4) e que somente Cristo é o fundamento da nossa salvação (3.5 – 4.5; cf. I Tm 2.5-6).

Cristo nos é mostrado como o Senhor da glória (2.8), o único fundamento (3.11), o Cordeiro do sacrifício (5.7) e o destruidor da morte (15.24-26).
A epístola contém uma revelação inigualável sobre a cruz de Cristo como uma oposição a todas as vanglórias humanas (caps. 1 – 4). Paulo cita Cristo como nosso exemplo em todo comportamento (1.11) e descreve a Igreja como Seu Corpo (cap. 12). De especial importância são as poderosas conseqüências da ressurreição de Cristo para toda a criação (cap. 15).

As manifestações ou dons do Espírito formam as passagens mais conhecidas sobre o Espírito Santo (caps. 12-14). Mas não devemos fazer vista grossa ao papel do Espírito Santo em revelar as coisas de Deus ao espírito humano de uma maneira que impede todas as bases para o orgulho (2.1-13). Talvez o mais iluminador entre o debate atual da Igreja em geral seja a maneira como o apóstolo direciona os coríntios a um equilibrado emprego de falar línguas, afirmando essa prática e recusando qualquer direito de proibi-la (cap. 14).

O conteúdo desse documento eclesiástico do apóstolo Paulo faz todo o sentido nos dias de hoje, na vida diária dos crentes e nas comunidades modernas. A maior parte das questões enfrentadas pela Igreja em Corinto faz parte do nosso cotidiano e das realidades humanas do século XXI. O capítulo 13 fala da maior necessidade do homem: o amor. O amor, tão banalizado em nossos dias, o motivo pelo qual o Verbo se fez carne, pelo qual o Cordeiro de Deus se sacrificou na cruz. Não seremos conhecidos pelos dons do Espírito, mas sim pelo Seu fruto em nós. O amor é o verdadeiro motivo pelo qual devemos ser conhecidos.


Atividade sobre o estudo bíblico....

01) Pesquise sobre os dons do Espírito Santo que estão descritos em I Cor 12. Escreva a lista dos dons descritos nesse capítulo e qual o seu entendimento sobre cada um deles.
Na sala estudaremos mais aprofundadamente o assunto....


Bons estudos! Tia Joyce...


Atividade de pesquisa sobre a Bíblia!! 5º ao 7º ano!







Imprima esta atividade e leve para nossa aula de religião respondida!!

Cheirinhos... Tia Joyce!
Galerinha aí vai a primeira atividade on line do mês de Setembro....

01) A estante bíblica da casa da Tia Joyce está toda organizada, pela sequencia da Bíblia, mas estão faltando alguns livros que foram emprestados para a Tia Nevinha, por favor ajude a Tia Joyce a saber quais livros estão faltando e escreva o nome deles nos espaços em branco!

Curiosidades bíblicas!

->Bíblia é uma palavra de origem grega cujo significado é  “livros”. Ela vem de Biblos, provavelmente por causa da cidade fenícia de Biblos, um importante centro produtor de rolos de papiros utilizados na produção de livros.

->Foi São Jerônimo (Eusebius Hyeronimus) quem chamou pela primeira vez ao conjunto dos livros do Antigo Testamento e Novo Testamento de "Biblioteca Divina". Ele traduziu a Bíblia para o latim. Um detalhe interessante: São Jerônimo é o padroeiro dos bibliotecários e tradutores.
->Acredita-se que a Bíblia tenha sido escrita ao longo de 1.600 anos por cerca de 40 homens das mais diversas profissões, origens culturais e classes sociais.
 ->A Bíblia é dividida em duas partes: Antigo Testamento, com 39 livros, e Novo Testamento com 27 livros. Porém…

A Bíblia protestante possui sete livros a menos do que a Bíblia católica. São eles: Tobias, Judite, I Macabeus, II Macabeus, Baruque, Sabedoria e Eclesiástico.

-> O Pentateuco (os primeiros cinco livros bíblicos: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio) é quase do tamanho do Novo Testamento

O Pentateuco cristão corresponde à Torá dos judeus.

-> O Antigo Testamento foi escrito em hebraico, com exceção de algumas passagens em Jeremias e Daniel que foram escritas em aramaico. O Novo Testamento, por sua vez, foi originalmente escrito em grego.

A verdade é que foram usados três idiomas diferentes na escrita da Bíblia: o hebraico, o grego e o aramaico. 

-> 
A Bíblia possuiu um total de 3.566.480 letras e 773.756 palavras. São 31.138 versículos e 1.189 capítulos.

-> 
A Bíblia foi traduzida para 1.134 línguas e dialetos. São vendidas 47 bíblias por minuto no mundo.

-> 
A mais volumosa Bíblia do mundo pesa 175 quilos e pertence ao Vaticano.
-> 
O maior capítulo da Bíblia é o Salmo 119, com 176 versículos. Já o menor é o Salmo 117, com somente dois versículos. 

-> 
A Canaã descrita na Bíblia não era propriamente um país, mas um território que atualmente abrange partes de Israel, Líbano, Egito, Síria e Jordânia.



Galerinha do 5º e 6º ano vamos nos informar sobre as curiosidades bíblicas para darmos um show na nossa gincana bíblica no final do mês de Setembro!!
Cheiro, Tia Joyce

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

O que é a Bíblia?



• A palavra "Bíblia" significa "livros" em grego.

• A Bíblia é o livro mais lido, impresso e conhecido em todo o mundo.

• A Bíblia está dividida em 2 partes:

Primeiro (Antigo) Testamento e

Novo (Segundo) Testamento.

• A Bíblia é formada por 73 livros:

46 livros no Primeiro Testamento e

27 livros no Novo Testamento.

• Através dos livros da Bíblia que recebem o nome de Evangelho, podemos conhecer as palavras, atos e milagres de Jesus. Evangelho quer dizer Boa Notícia.

• A Bíblia levou quase 2.000 anos para ser escrita, e vários homens ajudaram a escrevê-la. 

• É importante sabermos que o autor verdadeiro é Deus, pois foi ele quem moveu e inspirou esses homens.



O QUE ENCONTRAMOS NA BÍBLIA?



No Primeiro Testamento está escrito sobre a criação do mundo: como foram criados a Terra, o mar, os animais e os seres humanos. Mostra o amor de Deus por tudo que Ele criou e, em especial por nós, pessoas humanas.

Há também a história de um casal, Abraão e sua mulher Sara. Abraão é chamado o patriarca do povo de Deus, pois todos nós, que fazemos parte dessa imensa família do Povo de Deus, somos descendentes de Abraão e Sara.

No Primeiro Testamento estão, também, a história de outras pessoas muito importantes, como Moisés, que foi escolhido por Deus para libertar o povo que estava escravo no Egito.

Há, ainda, a história dos profetas, homens que eram usados por Deus para mostrar às pessoas as coisas certas e erradas que elas faziam. Dentre esses profetas está Isaías que escreveu o nascimento de Jesus, muitos anos antes dele nascer.

O Novo Testamento conta a história mais importante de todos os tempos: a Vida de Jesus.

Quatro livros nos falam da vida de Jesus; de seus ensinamentos e milagres. Falam também de sua morte e de sua ressurreição: são os Evangelhos. Eles foram escritos por São Mateus, São Marcos, São Lucas e São João.

No Novo Testamento encontramos, também, a história do início da Igreja, que está no livro dos "Atos dos Apóstolos". Há também, várias cartas escritas por São Paulo às comunidades cristãs daquela época, além de cartas de Tiago, Pedro, João, Judas e do livro do Apocalipse

Para você refletir!

Carga Inútil


Certo dia, um professor atento ao comportamento dos seus alunos observou que poderia ajudá-los a resolver alguns problemas de cunho íntimo, e propôs uma atividade.

Pediu a todos que levassem uma sacola e algumas pedras, de vários tamanhos e formas para a próxima aula. No dia seguinte, orientou que cada um escolhesse uma pedra e escrevesse nela o nome de cada pessoa de quem sentiam mágoa, inveja, rancor, ou ciúme. A pedra deveria ser escolhida conforme o tamanho do sentimento.

Depois que todos haviam terminado a tarefa, o professor pediu que eles colocassem as pedras na sacola e a carregassem junto ao corpo para todos os lugares onde fossem, dia e noite.

Se alguma pessoa viesse a lhes causar sofrimento ainda intenso, eles poderiam substituir a pedra menor por uma maior. E se uma nova pessoa os magoasse, deveriam escolher uma nova pedra, escrever o nome dela e colocar na sacola. E quem resolvesse o problema com algumas das pessoas cujos nomes haviam escrito nas pedras, poderiam retirar a pedra e lançá-la fora.

Assim foi feito. Algumas sacolas ficaram cheias e pesadas, mas ninguém reclamou.

Naturalmente, com o passar dos dias, o conteúdo das sacolas aumentou em vez de diminuir. O incômodo de carregar aquele peso se tornava cada vez mais evidente.

Com o passar dos dias os alunos começaram a mostrar descontentamento. Afinal de contas, estavam sendo privados de muitos movimentos, pois as pedras pesavam, e alguns ferimentos surgiram, provocados pelas saliências de algumas delas. Para não esquecer a sacola em nenhum lugar, os alunos deixavam de prestar atenção em outras coisas que eram importantes para eles.

Passado algum tempo, os alunos pediram uma reunião com o professor e falaram que não dava mais para continuar a experiência, pois estavam cansados de carregar aquele peso morto, e alguns ferimentos incomodavam.

O professor, que já aguardava pelo momento, falou-lhes com sabedoria: - Essa experiência foi criada para lhes mostrar o tamanho do peso espiritual que a mágoa, a inveja, o rancor ou o ciúme, ocasionam.

Quem mantém esses sentimentos no coração, perde precioso tempo na vida, deixa de prestar atenção em fatos importantes, além de provocar enfermidades como conseqüência.

Esse é o preço que se paga todos os dias para manter a dor e os sentimentos negativos que desejamos guardar conosco. Agora a escolha é de vocês.

Vocês têm duas opções: jogam fora as pedras ou continuam a mantê-las diariamente, desperdiçando forças para carregá-las. Se vocês optarem pela paz íntima terão que se livrar desses sentimentos negativos.

Um a um, os alunos foram se desfazendo das pesadas sacolas, e todos foram unânimes em admitir que estavam se sentindo mais leves, em todos o sentidos.

A proposta era de deixar com as pedras os ressentimentos que cada uma delas representava. E isso dava a cada um a sensação de alívio.

Por fim todos se abraçaram e confessaram que naquele gesto simples descobriram que não vale a pena perder tempo e saúde carregando um fardo inútil e prejudicial.

Seja qual for a dificuldade que te impulsione à mágoa, reage, mediante a renovação de propósitos, não valorizando ofensas nem considerando ofensores.

Jogue as mágoas fora! Perdoe e deixe ser perdoado!

( Texto lido pelo Padre Fábio de Melo no Direção Espiritual de 10/08)

sábado, 3 de setembro de 2011

Setembro: Mês da Bíblia

A BÍBLIA E O CELULAR 
Já imaginou o que aconteceria se tratássemos a nossa Bíblia do jeito que tratamos o nosso celular? E se sempre carregássemos a nossa Bíblia no bolso ou na bolsa? 

E se déssemos uma olhada nela várias vezes ao dia? 
E se voltássemos para apanhá-la quando a esquecemos em casa, no escritório…? 
E se a usássemos para enviar mensagens aos nossos amigos? 
E se a tratássemos como se não pudéssemos viver sem ela? 
E se a déssemos de presente às crianças? 
E se a usássemos quando viajamos? 
E se lançássemos mão dela em caso de emergência? 



Ao contrário do celular, a Bíblia não fica ” muda ” é só abri-la e Deus fala contigo.. Ela ‘pega’ em qualquer lugar. 

Não precisa ”pagar” para ter créditos ” automaticamente ao ler e praticá-la os créditos caem em sua conta, porque Jesus já pagou a conta e os créditos não têm fim. E o melhor de tudo: não cai a ligação e a carga da bateria é para toda a vida. 

“Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto”. (Is 55:6)





PROJETO: BÍBLIA EM SUA CASA - Colégio Santa Maria - Setembro/2011
5º ao 9º ano



Galerinha do 5º ano do Colégio Santa Maria preparem-se para a nossa gincana bíblica que acontecerá no final do mês de Setembro, siga corretamente as orientações da professora Joyce em sala durante as aulas de ensino religioso, responda às atividades postadas no blog de ensino religioso, leia, medite, estude a palavra de Deus, coloque em prática os ensinamentos de Jesus Cristo na sua vida e você verá as mudanças que ocorrerão!! Prepare-se, siga os roteiros postados no blog, estude e medite a palavra de Deus, para dar show na nossa gincana de encerramento do projeto: BÍBLIA EM SUA CASA.





Galerinha do 6º ao 9º, preparem-se também para o início do nosso projeto: BÍBLIA EM SUA CASA, vamos montar uma Bíblia bem diferente, serão muito divertidas nossos encontros de ensino religioso, acesse o blog todos os dias, veja lá  as postagens, respondas as atividades de estudo bíblico, pesquise, informe-se sobre as curiosidades da Bíblia, medite a palavra de Deus, coloque em prática na sua vida! 
E prepare-se pois nossas atividades serão muito divertidos, você vai aprender a palavra de Deus de uma maneira bem diferente!!


O COLÉGIO SANTA MARIA, se preocupa essencialmente com a formação cristã dos nossos alunos, por isso, buscamos sempre essa interação com uma linguagem bem didática e que nosso aluno possa interagir de uma maneira divertida!!!
Por isso nosso slogan é: EDUCANDO PARA A VIDA!


Cheiro, Tia Joyce!


Sejam bem vindos meus queridos!


Deus abençoe a sua vida, os seus estudos, a sua família hoje e sempre!!
Tia Joyce!